Translate

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Oscar Niemeyer - um gênio vivo

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein”.

Oscar Niemeyer

Foto: reprodução

Falar de Oscar Niemeyer foi algo que me veio à cabeça ao lembrar dos homens e artistas que contribuíram para história deste país. A história de Oscar se confunde com a era JK, um marco para o Brasil. É encantador e comovente encontrar um homem que ao longo dos 103 anos de idade consegue fazer pulsar a criação e realizar grandes projetos sem interromper a carreira profissional. Um dos maiores arquitetos do mundo!
A magnitude da obra desse gênio tem seu lugar em nossos corações. Outro dia Krajcberg me contou que ouviu o seguinte conselho do amigo: “Krajcberg, não se entregue, continue, não pare de trabalhar nunca”. Disse Oscar.

Fico muito feliz, não só com a trajetória, mas com a conduta de Oscar, é muita vontade de viver, mas não é viver por viver. Ele tem razões, tem emoção em tudo que faz, ele coloca em tela aquela questão daa nossas escolhas. Fazemos muitas escolhas na vida, tenho certeza que ela nos oferece um retorno vital.
É um exemplo que merece ser homenageado sempre...

Parabéns Oscar e muito obrigada por continuar mantendo viva a esperança de um futuro melhor...

Renata Rocha

Vejam algumas obras a seguir:

Fotos: reprodução
Pormenor do interior da catedral de Brasília


Brasília, a capital do Brasil

Centro Cultural Niemeyer, construído na cidade espanhola Avilés

O arquitecto brasileiro e a maquete do Centro Cultural Internacional
de Avilés que leva o seu nome

3 comentários:

  1. Parabéns!
    Interessante seu blog, e esse texto aí sobre Oscar Niemyer mais do que merecido.
    Beijos
    Nós dois
    Seguindo-te

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog! Um espaço aberto às artes, atraente esteticamente, com conteúdo inteligente; vai do erudito ao popular se mantendo sempre refinado. Obrigado pelas gentis palavras e pela atenção dispensada ao meu trabalho. Agora sou um seguido do seu blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oláaaaa!
    Como Arquiteto e Pesquisador, fico contente que estas já desenvolvendo ações sensibilizadas para alimentar esta MEMÓRIA e IDENTIDADE que este BRASIL se perfile no SÉCULO XXI.

    Dispomos de Centro de PESQUISA que poderá simplificar muito as relações com este NOVO TEMPO.

    FELICIDADES!

    Jamil Campos Vergara

    ResponderExcluir