Translate

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Esculturas gigantes!


O hiperrealista , Ron Muek, nasceu em Melbourne, na Austrália em 1958, considerado um dos maiores revolucionários na arte da escultura. Muek cresceu vendo seus pais criando brinquedos, eis aí, um dos motivos que inspirou o artista, considerado como um dos nomes que passa pelo famoso tapete vermelho dos mestres da escultura. Nunca tive a oportunidade de vivenciar essa experiência estética diante da gigantesca obra de Muek. Tenho a ligeira impressão de que é um oportunidade para nós, humanos, nos conter, nos fazer compreender diante desse fenômeno que retrata nossa imagem numa grande angular.

A escultura é gigante, nosso olhar encontra muitas explicações. A mais importante delas é compreender que gigante não é apenas a beleza gigante, o homem ou a mulher gigante e sim momento gigante. Momento para refletir, baixar o ego e entender que também temos defeitos gigantes e que eles podem ser reconhecidos. Ao notar esse detalhe, daremos um passo gigante para viver a vida.
Imagens: reprodução
















quarta-feira, 18 de novembro de 2009

1º Seminário de Comunicação Ambiental!

Hoje eu tive a oportunidade de participar do 1º Seminário de Comunicação Ambiental do Estado da Bahia que aconteceu na Casa do Comércio em Salvador. O evento foi uma iniciativa da Assessoria de Comunicação do Instituto do Meio Ambiente (IMA), com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

Foto: reprodução

Ciência, Mídia e Meio ambiente: os desafios da divulgação científica no século XXI, foi um dos temas abordados no seminário que contou com a participação de estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento. Nomes de peso estiveram presente para amadurecer a problemática com relação à maneira que a mídia nacional vem tratando a temática.

A educadora Simone Bortoliero, jornalista, Doutora em Comunicação Científica e Tecnológica pela UMESP - São Paulo, fez uma palestra brilhante, associando o jornalismo e outras áreas do conhecimento a ciência.

O cientista e jornalista Henrique Cortez, do Portal EcoDebate humanizou a temática mostrando o papel do jornalista enquanto difusor da informação e enquanto responsável pelo conteúdo divulgado.

Miriam Santini de Abreu, representante do sindicato dos trabalhadores no Poder Judiciário de Santa Catarina (SINTRAJUSC), nos trouxe comparações relacionadas veiculação das notícias rasas relacionadas ao caos ecológico que deixou muitas famílias desalojadas e desabrigadas em Santa Catarina. Já a Professora Cristina Porto da UFBA e FTC ministrou uma palestra relacionada ao conteúdo divulgado na internet.

A Bahia precisa investir na pesquisa científica e nós jornalistas precisamos consultar as pesquisas para amadurecer nossas opiniões para a partir daí exercer a cidadania. Dados apontaram a falta de pesquisas por parte da maioria dos formadores de opinião. Precisamos mostrar a realidade, mas também precisamos assumir um compromisso, apontar soluções. Afinal de contas, para a informação ser socializada e causar inquietações é preciso contextualizar e simplificar de uma maneira clara e objetiva.

Esse é um dos nossos compromissos com o saber!

Bahia Terra da Beleza Negra!

Foto: Gajé

“Bahia Terra da Beleza Negra”, é o nome da exposição do fotógrafo Gajé, que faz uma homenagem às mulheres negras da Bahia através das suas lentes. Todo dia é dia de ter consciência, mas se tratando de um período marcante na historia do povo brasileiro, dentre diversas celebrações, o fotografo Gajé abraçou uma bela missão – homenagear as nuances das mulheres negras da Bahia. Partindo desse princípio o artista mergulhou neste grande desafio e vai lançar uma mostra com 100 fotografias amanhã (19), no Espaço cultural do Unibanco, na Praça Castro Alves em Salvador. E como mês da consciência negra não podia passar em branco, achei legal postar essa informação para vocês ficarem ligados na programação...

O dia 20 de novembro simboliza o Dia Nacional da Consciência Negra. Essa foi a data escolhida para prestar homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695.



Serviço:

Exposição: Bahia Terra da Beleza Negra
Vernissage: 19 de Novembro, às 20h
Onde? Espaço Unibanco, na Praça Castro Alves
Duração: 19 de Novembro a 1º de Dezembro

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Figura da Bahia!

Foto: reprodução

Não faz muito tempo... eu estava com um amigo, Jaime Figura passou do meu lado, eu não resisti, não era qualquer oportunidade, era um momento único, uma verdadeira experiência estética. O rapaz não entendeu minha atitude repentina, mas não demorou muito e ele compreendeu que por traz daqueles metais que chegam a provocar medo em muita gente, havia um grande artista, um ser humano incrível, alguém capaz de se expressar artisticamente com seu próprio cotidiano. Mas, do que adiantaria se vestir daquele jeito por se vestir? Esse questionamento é para refletir... Não queiram imaginar o teor das perguntas – papo para maiores de 18 anos!
Bom gente, dentro daquela lataria existe um homem e o mais importante é que trata-se de “ser” altamente evoluído que escolheu a sua maneira de viver a vida, tornando cada dia diferente. Diferente no sentido de experimentar novas sensações – tipo essa que ele me proporcionou neste dia inesquecível. Sua arte é o seu grito, cada um tem um jeito de gritar por uma causa.
Nossa! Jaime ficou tão feliz com minha presença que chegou a dizer:
“ Que bom que você não sentiu medo de mim, geralmente as pessoas tem medo”. Desabafou o artista.

Nesse momento eu pude perceber que mesmo não sendo artista, entrei em sintonia com o artista em tela nas rua do Centro Histórico da Capital Baiana. Ele me contou o principal motivo da sua arte, da sua revolta e me tocou profundamente. Gostaria de falar para vocês, mas não é justo, não tenho o direito de roubar de vocês a oportunidade de conhecer essa "FIGURA! que orgulha a Bahia. Sempre admirei Jaime, mas um dia a oportunidade acontece – aconteceu! Alí era eu, Renata, somente a pessoa, pouca influência jornalística – ele me prometeu uma entrevista. Demorou hein... Mas antes precisava conversar um pouco com vocês, relatar, coisa de jornalista. Ele está logo ali, andando pelas ruas do centro histórico... Não percam essa oportunidade.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Mestre Picasso!

Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso. Grande nome, grande o arista. Simplesmente Pablo Picasso! Bom, por falar em Picasso, vou aproveitar a oportunidade para falar de um grande amigo. Krajcberg.

Outro dia conversando com o Frans Krajcberg, ele me contou que conheceu a maioria dos artistas contemporâeos, entre eles: Marc Chagall, o qual o ajudou a vir para o Brasil, Braque e Picasso. Então, ao me recordar desse contexto bateu um desejo de falar um pouquinho sobre a vida de Picasso.
“A única obra que conseguiu acompanhar a evolução do século foi a Guernica de Picasso”. Krajcberg me contou.

A história conta que Picasso, o mestre das artes do século XX nasceu no dia 25 de outubro de 1881em Málaga (Andaluzia). É autor de milhares de obras e também foi considerado mundialmente como um dos artistas mais versáteis. Sua obra é triplice, pois ganhou beleza não somente nas telas como também em esculturas e cerâmicas. O artista também foi reconhecido como co-fundador do Cubismo ao lado de artista Georges Braque.

Retrato de Suzanne Bloch – Óleo sobre tela - Paris - 1904
Furtado do MASP em dezembro de 2007 e recuperado em janeiro de2008


Guernica
Painel de Pablo Picasso pintado em 1937
Exposição Internacional de Paris
***************************************


A obra ilustra o bombardeio que os nazistas fizeram em Guernica em 1937. Costumam comentar que nesse periodo durante uma exposição, um dos oficiais nazista chegou a questionar Picasso: “Foi você quem fez isso? Ele respondeu: não, vocês fizeram isso, eu só pintei!” Assim, fica claro o contexto do quadro.Reflita com a releitura da obra do artista vendo esse video.