Translate

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Mestre Picasso!

Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso. Grande nome, grande o arista. Simplesmente Pablo Picasso! Bom, por falar em Picasso, vou aproveitar a oportunidade para falar de um grande amigo. Krajcberg.

Outro dia conversando com o Frans Krajcberg, ele me contou que conheceu a maioria dos artistas contemporâeos, entre eles: Marc Chagall, o qual o ajudou a vir para o Brasil, Braque e Picasso. Então, ao me recordar desse contexto bateu um desejo de falar um pouquinho sobre a vida de Picasso.
“A única obra que conseguiu acompanhar a evolução do século foi a Guernica de Picasso”. Krajcberg me contou.

A história conta que Picasso, o mestre das artes do século XX nasceu no dia 25 de outubro de 1881em Málaga (Andaluzia). É autor de milhares de obras e também foi considerado mundialmente como um dos artistas mais versáteis. Sua obra é triplice, pois ganhou beleza não somente nas telas como também em esculturas e cerâmicas. O artista também foi reconhecido como co-fundador do Cubismo ao lado de artista Georges Braque.

Retrato de Suzanne Bloch – Óleo sobre tela - Paris - 1904
Furtado do MASP em dezembro de 2007 e recuperado em janeiro de2008


Guernica
Painel de Pablo Picasso pintado em 1937
Exposição Internacional de Paris
***************************************


A obra ilustra o bombardeio que os nazistas fizeram em Guernica em 1937. Costumam comentar que nesse periodo durante uma exposição, um dos oficiais nazista chegou a questionar Picasso: “Foi você quem fez isso? Ele respondeu: não, vocês fizeram isso, eu só pintei!” Assim, fica claro o contexto do quadro.Reflita com a releitura da obra do artista vendo esse video.


Um comentário: