Translate

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

1º Seminário de Comunicação Ambiental!

Hoje eu tive a oportunidade de participar do 1º Seminário de Comunicação Ambiental do Estado da Bahia que aconteceu na Casa do Comércio em Salvador. O evento foi uma iniciativa da Assessoria de Comunicação do Instituto do Meio Ambiente (IMA), com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

Foto: reprodução

Ciência, Mídia e Meio ambiente: os desafios da divulgação científica no século XXI, foi um dos temas abordados no seminário que contou com a participação de estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento. Nomes de peso estiveram presente para amadurecer a problemática com relação à maneira que a mídia nacional vem tratando a temática.

A educadora Simone Bortoliero, jornalista, Doutora em Comunicação Científica e Tecnológica pela UMESP - São Paulo, fez uma palestra brilhante, associando o jornalismo e outras áreas do conhecimento a ciência.

O cientista e jornalista Henrique Cortez, do Portal EcoDebate humanizou a temática mostrando o papel do jornalista enquanto difusor da informação e enquanto responsável pelo conteúdo divulgado.

Miriam Santini de Abreu, representante do sindicato dos trabalhadores no Poder Judiciário de Santa Catarina (SINTRAJUSC), nos trouxe comparações relacionadas veiculação das notícias rasas relacionadas ao caos ecológico que deixou muitas famílias desalojadas e desabrigadas em Santa Catarina. Já a Professora Cristina Porto da UFBA e FTC ministrou uma palestra relacionada ao conteúdo divulgado na internet.

A Bahia precisa investir na pesquisa científica e nós jornalistas precisamos consultar as pesquisas para amadurecer nossas opiniões para a partir daí exercer a cidadania. Dados apontaram a falta de pesquisas por parte da maioria dos formadores de opinião. Precisamos mostrar a realidade, mas também precisamos assumir um compromisso, apontar soluções. Afinal de contas, para a informação ser socializada e causar inquietações é preciso contextualizar e simplificar de uma maneira clara e objetiva.

Esse é um dos nossos compromissos com o saber!

Nenhum comentário:

Postar um comentário