Translate

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Esculturas gigantes!


O hiperrealista , Ron Muek, nasceu em Melbourne, na Austrália em 1958, considerado um dos maiores revolucionários na arte da escultura. Muek cresceu vendo seus pais criando brinquedos, eis aí, um dos motivos que inspirou o artista, considerado como um dos nomes que passa pelo famoso tapete vermelho dos mestres da escultura. Nunca tive a oportunidade de vivenciar essa experiência estética diante da gigantesca obra de Muek. Tenho a ligeira impressão de que é um oportunidade para nós, humanos, nos conter, nos fazer compreender diante desse fenômeno que retrata nossa imagem numa grande angular.

A escultura é gigante, nosso olhar encontra muitas explicações. A mais importante delas é compreender que gigante não é apenas a beleza gigante, o homem ou a mulher gigante e sim momento gigante. Momento para refletir, baixar o ego e entender que também temos defeitos gigantes e que eles podem ser reconhecidos. Ao notar esse detalhe, daremos um passo gigante para viver a vida.
Imagens: reprodução
















2 comentários:

  1. Re, de que material são feitas essas esculturas?

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, quanto ao material utilizado em suas obras, o látex sempre foi o mais utilizado para a criação de obras que lembrassem a textura da pele e do corpo humano. Mas, Mueck queria algo mais duro e mais preciso. Observando um detalhe na arquitetura de uma loja, perguntou à atendente qual era o material utilizado, de aspecto agradável e rosado. Era resina de fibra de vidro e desde então, o material tem sido a matéria-prima base de toda a sua obra. Os pelos e cabelos - naturais, são colocados um por um, e dá a impressão de que eles estão realmente crescendo.

    ResponderExcluir