Translate

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Jorge Amado - Profeta da sabedoria


"Vou dizer a você o que significa ser filha de Jorge Amado e Zélia Gattai. A primeira palavra é privilégio, pois me sinto privilegiada por ser filha deles, por ter sido educada por eles e ter dentro de mim valores morais e emocionais. A outra palavra seria Responsabilidade, ser filha deles exige muita responsabilidade para manter viva a obra deles”.

Paloma Amado

Filho de fazendeiro do cacau no sul do Estado da Bahia, Jorge Leal Amado de Faria, o saudoso escritor brasileiro, nasceu na fazenda Auricídia, em Itabuna, em 10 de agosto de 1912. Em 1945 casou-se com a também escritora Zélia Gattai, com quem conviveu até sua partida no dia 6 de agosto de 2001, quatro dias antes de completar 89 anos de idade. O corpo de Jorge foi cremado e enterrado na casa da Rua Alagoinhas, no boêmio bairro do Rio Vermelho. Os filhos do artista, Paloma Amado e João Jorge Amado, estão colocando em prática com muita garra o sonho da mãe em transformar a casa no memorial Jorge Amado com recursos próprios.

Foto: reprodução

Um espaço que terá o compromisso de perpetuar a obra do casal que já não está mais entre nós, mas deixaram lembrança e escritos que ficarão guardados para sempre em nossos corações. Segundo o colega Claudio Leal, o qual admiro muito, em matéria publicada no site do terra ano passado afirmou que, comprada com os dólares da venda dos direitos autorais de "Gabriela, cravo e canela" à Metro Goldwin Mayer (MGM), a residência baiana era frequentada por artistas e intelectuais - de Vinicius de Moraes e José Saramago ao poeta cubano Nicolás Guillén, Roman Polanski e Jack Nicholson.

Jorge Amado foi um romancista que também atuou durante o modernismo baiano que muito contribuiu para ilustrar a cultura baiana, num momento em que os artistas dialogavam muito e participavam ativamente dos assuntos relacionados aos problemas políticos e sócio-culturais do país.

Freqüentou muito o atelier de Mario Cravo e conviveu com os artistas atuantes na época. Entre eles, Carybe, Verger, Genaro de Carvalho, Carlos Scliar, Krajcberg entre outros.

Autor de dezenas de livros foi um dos autores mais traduzidos de todos os tempos com uma soma que ultrapassa 50 países. Grande parte da obra do escritor foi adaptada para televisão brasileira. Entre os sucessos nas telinhas, destacam-se: Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela, Teresa Batista Cansada de Guerra e Dona Flor e Seus Dois Maridos. Os trabalhos de Jorge ainda ganharam desdobramento e adaptação tanto no cinema quanto no teatro. O povo brasileiro só tem a agradecer e homenagear este homem, um profeta do saber...






Um comentário: