Translate

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Anna Letycia e sua arte da gravura!

Conheci Anna Letycia, no Rio ano passado, um doce, dona de um humor fora do sério. Conheci suas obras e conversei muito com a artista, a qual é amiga em comum de alguns artistas plásticos que conheço e admiro. Ela nasceu em Teresópolis, no Rio de Janeiro em 1929.
Foto: Krajcberg 

Estudou desenho e pintura na Associação Brasileira de Desenho do Rio de Janeiro, é uma gravadora, também foi aluna de Iberê Camargo, Osvaldo Goedi e Ivan Serpa. Na década de 50, passou a freqüentar o ateliê do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), coordenado por Edith Behring. Posteriormente passa a dar aulas no MAM/RJ entre 1960 e 1966. No Chile, foi professora de gravura na Pontifícia Universidade Católica do Chile, em Santiago, onde foi agraciada com o título de professora honoris causa em 1961.

Estive em Niterói recentemente e visitei o Museu do Ingá, lá tive a oportunidade de visitar uma exposição da artista, fiquei encantada com seu traço. Algom ligado ao equilíbrio, um movimento circular, uns caracóis – Um verdadeiro giro! Assim é a vida... Pesquisando identifiquei que Anna foi responsável pela instalação da Oficina de Gravura no Museu em 1977, onde permaneceu até 1998. Neste mesmo ano, a Editora da Universidade de São Paulo publica o livro intitulado Anna Letycia, de Angela Ancora da Luz. Além de idealizar e coordenar as oficinas também realizava atividades de cenografia e figurino.

“o que me encanta é a gravura. O artesanal, que depende inteiramente de você, da sua dedicação”. Diz a artista.  

Ao longo da trajetória artística, se dedicou à gravura em metal. Um processo que exige bastante técnica e equilíbrio. Com uma chapa de metal na parede, ela desenha, depois deposita a chapa nos ácidos para até ser corroída. Em seguida, ela pega a chapa toda roída, aplica uma tinta e copia. Ela domina bem...

A artista representou o Brasil duas vezes na Bienal de Veneza. Foi muito aclamada com suas gravuras na época. Hoje diz que não vive da arte, foi funcionária pública e faz sua arte por diversão, por pura paixão. É aquilo que costumam dizer, alguém com a verdadeira alma de artista. 

Fotos: reprodução







2 comentários:

  1. Querida Renatinha, você sempre com artigos muito bons. Parabéns por mais um de qualidade. Que bom que você sempre está na cidade maravilhosa e na aconchegante Niteroi. O Rio de Janeiro continua sendo um manacial de cultura, arte, lazer, entretenimento, gastronomia e muito mais. Um beijo,

    Fernando Fonseca.

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é maravilhoso,muito bem feito e já estamos seguindo,parabéns.
    Rogerio Rinaldi.
    Designer de Jóias e acessórios.
    http://sbrincos.blogspot.com
    bjs.

    ResponderExcluir