Translate

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Inauguração da nova expografia do Museu Ilê Ohum Lailai

Secretaria de Cultura do Estado através da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS-IPAC) faz um convite especial. O motivo? A inauguração da nova expografia do Museu Ilê Ohum Lailai.




O projeto do museu é de Mãe Stella Ode Kayodé, Yalorixá que comanda o terreiro do Cabula que completou 100 anos em 2010. Uma pesquisa idealizada por ela e pela psicóloga Vera Felicidade, Oni Kówé, após a visita da Iyalorixá à Nigéria, onde conheceu três museus que inspiraram a criação do Lailai. “Um dos museus tinha uma proposta bem simples, contava a história da cidade através de objetos do dia a dia. Lembrei de todo o material que possuíamos, das roupas de Mãe Aninha, dos objetos de Mãe Senhora, tudo meio espalhado. Começamos a criar o Lailai a partir desta ideia: mostrar a evolução do candomblé a partir de nossa própria história”, conta Mãe Stella, ela própria guardiã de muitas memórias do Ilê Axé Opô Afonjá.

Na próxima quarta-feira (16/02), a partir das 11h o Museu Ilê Ohum Lailai (Casa das Coisas Antigas em Yorubá) volta às atividades a partir das 11h com uma bela exposição composta por mais de 750 peças, que fazem parte da história centenária do terreiro de candomblé. Todo acervo reflete e reúne a riqueza da tradição e a glória de um dos terreiros de santo mais importantes para memória do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário