Translate

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ilustrações que Carybe fez para Jorge Amado!

Exposição 100+100 – Carybé ilustra Jorge Amado

Fonte: Site do TCA

Nesta mesma noite, dia que Jorge Amado completaria 99 anos, acontece ainda a abertura da Exposição 100+100, com as ilustrações que o artista plástico Carybé fez para a obra de Jorge Amado, no Foyer do TCA, a partir das 18h. A exposição tem ainda como objetivo celebrar o encontro dos dois centenários, já que o artista plástico argentino, radicado na Bahia, amigo e parceiro de Jorge, estaria comemorando 100 anos neste ano de 2011.

As ilustrações que estarão expostas dizem respeito aos trabalhos realizados por Carybé para 04 obras do amigo Jorge Amado: “Jubiabá”, “O sumiço da Santa”, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” e “A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água”, livros nos quais Carybé não só criou a arte para as capas como também fez uma série de ilustrações internas.

Solange Bernabó, filha do artista, é quem assina a curadoria da exposição e revela que “Carybé e Jorge Amado eram irmãos, por escolha própria e dos orixás, além de compadres. Como artistas, seus temas e interesses também coincidiam”. Por conta disso, ela aponta que não há nada mais adequado do que celebrar o centenário de Carybé com uma mostra das ilustrações que ele fez para Jorge, em um evento que anuncia exatamente o próximo centenário deste, em 2012.

Leiam mais sobre nosso querido Jorge Amado aqui.

Fotos: reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário