Translate

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Fé na festa no Rio!

Quarto projeto co-produzido em 2010 pela Vh1, o documentário Vh1 Apresenta: Gilberto Gil Fé na Festa terá sua pré-estreia no dia 8 de Dezembro, às 20h (Vh1 HD) e estreia dia 10 de dezembro, às 21h.

Uma co-produção entre a Conspiração Filmes, GG Produções, DLA e Vh1, o programa terá formato de dois episódios, um de 30 minutos e um de uma hora.
O documentário conta com a presença do sanfoneiro Dominguinhos, que participa de uma conversa íntima e agradável com Gil, no qual relembram momentos marcantes da vida dos dois.
O assunto passa por diversos temas como Luiz Gonzaga, o sertão nordestino, sanfona, Bob Nelson, xote, arrasta pé e o fato de terem tido dificuldade de tomar coca-cola, quando a bebida foi lançada. Entre papos e risadas, cantam juntos algumas canções.

Segundo o diretor do programa, Andrucha Waddington, a parceria desse projeto surgiu primeiramente entre Conspiração e Gilberto Gil. “Achamos que esse documentário tinha a cara da Vh1, canal que já tinha trabalhado conosco na produção do "Vh1 Apresenta: Arnaldo Antunes Ao Vivo lá em Casa". Procuramos o canal e fechamos mais uma união de sucesso”, diz.

Fé na Festa, além de dar nome ao documentário, é também o nome do álbum e da música-tema que fala sobre as misturas que são as festas do mês de junho: Santo Antônio, São João, São Pedro. São festas que juntam a crença religiosa, o culto aos santos, e ao mesmo tempo, são festas pagãs. O refrão da música: “Festa, festa na fé, fé, fé na festa”, traz essa junção, a justaposição das duas coisas.
Segundo Gilberto Gil, “é a fé religiosa e a fé na alegria, na expressividade, na sensualidade, na fantasia, todas essas coisas que caracterizam as festas, principalmente as brasileiras, as tropicais”.

A música Fé na Festa. que nomeia o especial, conta uma viagem de um jovem casal, que está viajando de moto para uma festa na cidade. Ela pede para ele correr mais e ele diz:
- Não! Calma que a nossa lambreta, jumenta, porreta, já anda espoleta demais. São João carneirinho quer mais devagarzinho. De mansinho nós vamos chegar em paz na festa. À brisa fresca da noite sentimos o açoite, a baforada, aquele coice de ar. Na próxima curva, segura, me agarra a cintura que a jeguinha pode até derrapar. Calma motoca jumenta! Não fica ciumenta! Você traz pendurado no guidão um frasquinho de água benta do santinho amado por nós. Nós vamos chegar em paz na festa. Festa, festa na fé, fé na festa”.
E é com fé e com festa que a Vh1 encerra as produções nacionais de 2010. Em 2011, traremos muito mais especiais para vocês, como trouxemos o de Arnaldo Antunes, Skank & Nando Reis e Gilberto Gil.

Pré-estreia dia 8 de Dezembro, às 20h (Vh1 HD). Estreia dia 10 de dezembro, às 21h (Vh1 Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário