Translate

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

"DIÁLOGOS NO PALACETE" REÚNE ARTISTAS E PÚBLICO PARA COMEMORAR UM ANO DA MOSTRA RODIN NA BAHIA.

Entre os meses de Outubro a início de dezembro o Palacete das Artes reuniu convidados para palestras e encontros de arte e música reverenciando a maior exposição que a Bahia já viu: " Auguste Rodin-Homem e Gênio" ,que já registrou uma visitação recorde de mais de 82 mil pessoas . Hoje, dia 9 de dezembro será o encerramento do projeto reunindo os dois públicos dos " Diálogos nas Artes e na Música" às 18:30h no térreo do Palacete das Artes, com apresentação de vídeo e dos músicos que se apresentarão sob a batuta do maestro Horácio Reis.

Há um ano atrás a Bahia recebia pela primeira vez na América Latina para exposição permanente, 62 obras do escultor Auguste Rodin. Vieram da França em regime de comodato com duração de três anos, num Acordo negociado pelo Governo da Bahia, através da Secult/Ba/ IPAC e o Palacete das Artes Rodin Bahia com o Museu Rodin de Paris. As esculturas em gesso, incluindo as majestosas figuras do “Pensador“ e “O Beijo” fazem parte da exposição coordenada pelo diretor do Palacete, Murilo Ribeiro sob a consultoria científica da professora Heloísa Helena Costa com o nome de “Auguste Rodin: Homem e Gênio”e a chancela da Secult- Bahia através do IPAC.




Foto: divulgação

Inaugurada no dia 26 de outubro de 2009 com a presença de representantes da cultura e artes de todo o Brasil, da França e da imprensa internacional, a exposição comemora este mês um ano na Bahia com um recorde de público superior a 82.5 mil visitantes, dezenas de cursos promovidos, Oficinas de Artes e o foco na política de democratizar o espaço do Palacete para crianças a partir dos 7 anos das escolas privadas e públicas das redes estadual e municipal de ensino, artistas e apreciadores das artes plásticas. Todas as atividades foram gratuitas.


Com a participação de cinco especialistas baianos convidados, teve início no dia 06 de outubro na séde do Palacete das Artes Rodin- Bahia, à rua da Graça 284, o projeto “ Diálogos com a Arte” coordenado pela professora Heloísa Helena Costa e orientação do professor José Saja que reuniu até o último dia 2 de dezembro no auditório do Museu um público cativo que discutiu sôbre os seguintes temas : Arte e Verdade,Estética e Filosofia da Arte, Arte como procedimento, Hermenêutica e Imagética, Sobre Signo de Dionísio- discussões sobre o Mito,Considerações Críticas sobre a Obra de Arte, Rodin: Homem e Gênio, Método e Processo Criativo na escultura e Filosofando no Palacete .


Todas as quintas-feiras , entre outubro e novembro fôram realizados o " Diálogos com a Música" um projeto que teve orientação do professor e compositor Horácio Barros Reis e envolveu a participação de público e especialistas que reuniu músicos e curiosos .Para este programa fôram escolhidos arranjos de grandes intérpretes da MPB e da música clássica e da música regionais, entre os quais Tom Jobim, Chopin, Pexinguinha, Carlos Gardel, Eidth Piaf, Bach e Vivaldi, Villas Lobos, Hermeto Paschoal, Luiz Gonzaga e Gonzaguinha e Dominguinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário