Translate

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Manifesto ecológico!


MANIFESTO – GRITO: BRASIL, SALVA A AMAZÔNIA


Foto: Mateus Pereira


O Seminário GRITO: BRASIL SALVA A AMAZÔNIA que hoje encerramos na cidade de Nova Viçosa, no extremo Sul da Bahia, foi idealizado pelo artista plástico e ativista ambiental Frans Kracjberg e precisa ser compreendido pelos participantes e toda sociedade como um verdadeiro manifesto popular em favor do fortalecimento do debate e da luta em prol não só da redução do desmatamento da Amazônia mas também da recuperação de toda área devastada.

É urgente que o governo, a iniciativa privada, a academia e a sociedade não pensem os problemas ambientais e sociais somente em momentos esporádicos, em arroubos, na empolgação.

A luta pela AMAZÔNIA PROTEGIDA E RECUPERADA, precisa ser tratada e discutida constantemente, diuturnamente, por TODOS OS SERES DESSE PLANETA.
O grito que hoje está sendo ecoado aqui, deixa uma mensagem:
A luta pela defesa da Amazônia precisa ser abraçada por todos nós. É uma guerra, uma batalha que exige de todos a busca por objetivos e ideais: PROTEÇÃO, CONSERVAÇÃO e RECUPERAÇÃO JÁ.

Essa causa não pode continuar sendo apenas de uma minoria. É URGENTE repensar as ações da humanidade em relação ao uso dos bens naturais. Apenas ter consciência não basta! CADA UM DE NÓS DEVE ASSUMIR uma nova postura frente as coisas mais simples do dia-a-dia, um posicionamento em favor da relação harmoniosa e sustentável, entre natureza e homem, com novo olhar mais sensível e cuidadoso sobre as reais condições da floresta amazônica, das nossas praias, nossos manguezais, nossos rios, e o que resta de nossa mata atlântica. O seminário aqui realizado, é um convite para que possamos pensar global e agir local cada vez mais.

Defender a Amazônia requer mobilização de toda a sociedade. Não apenas uma questão de consciência ambiental e cidadania. Ela precisa ser geradora de políticas públicas verdadeiramente voltadas à preservação desse espaço.

As idéias aqui defendidas, exigem de cada um, posicionamento ético - político e sócio ambiental, capazes de superar o discurso vazio, enveredando por um caminho possível no qual cada sujeito precisa comprometer-se em percorrer - o caminho da conservação do planeta. Como disse Prof. Eduardo Mattedi, “é preciso ativar a parcela de poder que cada cidadão tem em relação aos cuidados com o meio ambiente”.

Contudo, torna-se indispensável que o encerramento desse evento seja caracterizado como um momento especial e oportuno, para que, inspirados pelos ensinamentos do grande artista plástico e ativista ambiental Frans Krajcberg, “cujo olhar preocupado, sua sensibilidade de artista e seu posicionamento ambiental tem clamado pela floresta viva”, conscientizem-se e comprometam-se com as questões ambientais, contribuindo dessa forma para a salvação do nosso planeta e de toda humanidade.

Nova Viçosa, Bahia, 04 de Setembro 2009.
Já registramos 3.000 assinatura em uma semana.


Um comentário:

  1. Renata, Parabéns pelo grande trabalho de defesa da nossa ecologia. A defesa do equilibrio ecologico é uma questão de sobrevivência do planeta. Jorge Roriz - www.jorgeroriz.com

    ResponderExcluir