Translate

quarta-feira, 6 de julho de 2011

O Grito Krajcber, mais uma estreia para convidados!


O artista e ativista Frans Krajscberg inspirou a produção de um documentário que, em breve, ganhará as telas de cinema do país. “O Grito Krajcberg” é o resultado da pesquisa, paixão, coragem e persistência da jornalista baiana Renata Rocha, que estreia no mercado cinematográfico com a obra inédita. A proposta do filme é ser o eco dos gritos de Krajcberg em prol da natureza e do meio ambiente.
O artista escolheu o Brasil para viver; especialmente Nova Viçosa, cidade baiana, o que aproximou o protagonista da jovem diretora, que foi convidada a visitar sua residência (o Sítio Natura) através de um professor, o filósofo José Antônio Saja, a quem confidenciou seu desejo. E foi em Salvador a primeira exibição do documentário, uma produção independente que está em fase de finalização e captação, em van premier, no dia 8 de abril, durante as comemorações dos 90 anos de Krajcberg. Outra pré-estreia está agendada para 7 de julho, também na capital baiana. Em São Paulo está prevista uma pré-estreia em novembro, no encerramento da exposição do artista, “Krajcberg – O Homem e a Natureza”, no Museu Afro Brasileiro, na Av. Pedro Alvares Cabral, Parque Ibirapuera.
Engajada com a problemática ambiental, Renata Rocha conta que a ideia de fazer o filme surgiu quando ainda era estudante e já na sua primeira visita ao artista, começou a fazer filmagens.  “Krajcberg não surgiu em minha vida por acaso, eu nasci outra vez”, explica a documentarista, que atuou no filme ao lado de outros profissionais reconhecidos do mercado baiano; entre eles, o cineasta José Francisco Serafim, que é seu co-autor no roteiro e na montagem; a editora Gilvânia Araújo; o diretor de arte Gerson Lemos; o diretor de fotografia, Kleyton Cintra, entre outros.

O FILME - Narrado pela cantora Maria Bethânia, a obra traz experiências de vida e depoimentos que ilustram a trajetória de Krajcberg. Com duração de 70 minutos, mergulha na história e nas visões do artista através de fotografias, depoimentos, testemunhos, registros de sua obra. Entre os nomes que testemunham sobre o artista estão os atores Chistiane Torloni e Victor Fasano, o governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner; os artistas Emanoel Araujo, Justino Marinho, Anna Letycia, Carlos Vergara entre outros.
“O Grito Krajcberg é também o meu grito, um grito de independência, de liberdade. É o meu grito mais alto”, diz Renata Rocha ao se referir à ‘ousadia’ de estrear oficialmente no cinema nacional com uma produção independente. “Fazer uma produção independente não é fácil, principalmente quando existe um mercado que oferece poucas oportunidades para quem está iniciando a carreira. Muitos talentos estão surgindo, mas, infelizmente, poucos conseguem despontar no cenário da sétima arte”, completa. O documentário contou com o patrocínio do estaleiro Mac Laren Oil, além do apoio da Biscoito Fino, Governo do Estado da Bahia, IRDEB, Suzano Papel e Celulose, Prefeitura Municipal de Nova Viçosa, Pousada Cheiro Mar, Marta Góes Eventos e Rede Bahia. Inicia percurso por festivais nacionais e internacionais de cinema e depois, entra em exibição nas salas de arte do país. Uma pré-estreia no Rio de Janeiro também faz parte da agenda de lançamento.

KRAJCBERG - Frans Krajcberg é artista plástico naturalizado brasileiro e reconhecido mundialmente pela força de sua obra; acumula vários títulos, honrarias e prêmios por sua postura ética e humanística diante dos problemas socioambientais. Correu o mundo debatendo os sérios problemas que ameaçam a saúde do planeta, além de realizar centenas de exposições. A sua trajetória mostra a riqueza de um ativista que construiu uma história de vida única. Desde as suas experiências ao servir ao exército soviético durante a Segunda Guerra Mundial, época em que perdeu toda a família nos campos de concentração nazista, até chegar ao Brasil, em 1948, onde chegou a passar fome e dormir nas praças públicas do Rio de Janeiro.

RENATA ROCHA - produtora, pesquisadora, escritora e jornalista. É autora da biografia intitulada “A Pluralidade de Sérgio Mattos”, uma obra mais direcionada para a academia que aborda a importância de se resgatar a memória da comunicação brasileira destacando o perfil profissional do jornalista e também escritor Sérgio Mattos.  Além da produção e direção do documentário intitulado “O Grito Krajcberg”, a escritora organiza o livro do filme. Atualmente está dirigindo o longa-metragem “Emanoel Sem Fronteiras” uma biografia do artista plástico baiano Emanoel Araujo. 

FICHA TÉCNICA E OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O FILME NO BLOG HTTP://OGRITOKRAJCBERG.BLOGSPOT.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário