Comecei o dia muito bem e iluminada por São Francisco de Assim e aproveitei a oportunidade para fotografar as flores do jardim que contribuem para deixar o cenário ainda mais exuberante no entrono da Igrejinha da Pampulha, um dos locais mais visitados em Belo Horizonte.
A Igreja São Francisco de Assis projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em parceria com Joaquim Cardozo que foi responsável pelo cálculo estrutural. A obra é simplismente linda e digna do santo, mundialmente conhecido como o patrono dos animais e da natureza. O Conjunto Arquitetônico da Pampulha é uma luz com o traço de Oscar, 14 painéis Cândido Portinari, painel figurativo de Paulo Werneck, baixos-relevos em bronze do batistério de Alfredo Ceschiatti e os Jardins assinados por Burle Marx. Fico por aqui e prometo manter todos antenados!
Fotos: Renata Rocha
Oração de São Francisco de Assis
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa , que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido,
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe
é perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se nasce para a vida eterna...
Translate
quarta-feira, 27 de abril de 2011
A arte e a beleza exuberante da natureza em Inhotim
Tive o privilégio de visitar o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, fundado em 2002, um projeto idealizado pelo empresário Bernardo Paz no anos 80 e projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx situado na cidade de Brumadinho em Minas Gerais, um espaço cultural no meio de uma mata de 400 hectares preservados com inúmeros jardins, considerado um dos maiores jardins botânicos do Brasil com 1.200 hectares de área no total, um dos maiores museus a céu aberto da América Latina. Está localizado a 60 KM de Belo Horizonte e atrai olhares do mundo inteiro. Um dia inteiro não foi o suficiente para conhecer e visitar todas as exposições, mas posso garantir que foi o suficiente para me envolver e me preencher de vitalidade e conhecimento vivenciando cada instante de contato com as instalações distribuídas em harmonia na natureza apaixonante. Em breve prometo uma entrevista exclusiva com Bernardo Paz para falar um pouco mais sobre a iniciativa.
Bom, não podia perder a oportunidade de fotografar para mostrar para vocês os detalhes do passeio. E assim que tiverem oportunidade embarquem nessa viagem maravilhosa para Inhotim.
Fotos: Renata Rocha
Bom, não podia perder a oportunidade de fotografar para mostrar para vocês os detalhes do passeio. E assim que tiverem oportunidade embarquem nessa viagem maravilhosa para Inhotim.
Fotos: Renata Rocha
sábado, 23 de abril de 2011
A Presidenta Dilma Rousseff, o Governador Jaques Wagner e Frans Krajcberg agraciados em Ouro Preto-MG
A solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência é realizada todos os anos no dia 21 de abril, data em que o maior mártir da Inconfidência Mineira Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi enforcado em 1792. Este ano políticos, artistas e empresários receberam nesta quinta-feira (21) na praça Tiradentes, em Ouro Preto (MG), a comenda, considerada a mais alta e importante condecoração concedida pelo governo do Estado de Minas Gerais.
Durante a cerimônia que contou com a presença da Presidenta da República, Dilma Rousseff, oradora da solenidade e agraciada com o Grande Colar da Inconfidência, a presidenta foi a oradora e recebeu a honraria das mãos do governador Antonio Anastásia.
Fotos: Renata Rocha
A Presidenta Dlma Rousseff e o Governador de Minas Gerais Antônio Anastasia
Durante a cerimônia que contou com a presença da Presidenta da República, Dilma Rousseff, oradora da solenidade e agraciada com o Grande Colar da Inconfidência, a presidenta foi a oradora e recebeu a honraria das mãos do governador Antonio Anastásia.
Fotos: Renata Rocha
A Presidenta Dlma Rousseff e o Governador de Minas Gerais Antônio Anastasia
A Medalha da Inconfidência é entregue anualmente desde 1952 a cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. O governador Jaques Wagner e o escultor Frans Krajcberg também foram contemplados com a comenda durante a cerimônia.
Assim que Frans recebeu a Medalha da Inconfidência, o Prefeito de Ouro Preto Ângelo Oswaldo apresentou a Presidenta Dilma Rousseff para Krajcberg e ele me disse que ela foi muito simpática. A recíproca foi verdadeira, ele que gostou de conhece-la e comentou que as palavras de admiração foram bonitas. O Prefeito foi feliz na atitude rompendo o protocolo.
Frans Krajcberg agraciado com a Medalha da Inconfidência
A Presidenta Dilma Rousseff sendo apresentada ao escultor Frans Krajcberg pelo Prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo
Frans Krajcberg com a Medalha da Inconfidência
terça-feira, 19 de abril de 2011
Fórum Empresarial de Comandatuba
A décima edição do Fórum Empresarial de Comandatuba idealizado pelo empresario João Doria Junior, que inclui o 4º Fórum de Governadores, terá como foco de discussões o tema “Uma nova realidade para o Brasil”, que inclui a abordagem de questões polêmicas como a reforma tributária, a qualidade da educação e a importância do esporte como inclusão social. O evento é promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e acontece entre os dias 21 a 24 de abril, no Hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba (BA). Este será o maior evento já realizado com participação especial da presidente da República, Dilma Rousseff, e do vice –presidente da República, Michel Temer.
|
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Pré-estréia em Salvador
Documentário sobre Krajcberg tem pré-estreia inédita em Salvador
Exibição da produção baiana integra comemorações dos 90 anos
do artista e ativista Frans Krajcberg
Fotos: Djanira Chagas
O eco dos gritos do artista e ativista Frans Krajcberg em prol da natureza e do meio ambiente. Dessa forma, a jornalista e pesquisadora Renata Rocha define a proposta principal do documentário “O Grito Krajcberg”, que terá pré-estreia inédita em Salvador no dia 8 de abril, às 18h30, no Espaço Unibanco de Cinema Glauber, na Praça Castro Alves – Centro. Dirigido pela jornalista, o longa-metragem faz um relato da vida e obra do artista/ativista, remontando à sua trajetória voltada para a temática socioambiental. Será a primeira exibição do filme finalizado em vídeo, que está em fase de captação para realização do transfer para a versão em película, e deve integrar os circuitos de cinema de todo o país em breve.
Narrado pela cantora Maria Bethânia, a obra traz experiências de vida e depoimentos que ilustram a trajetória de Krajcberg. Com duração de 70 minutos, o documentário é uma produção independente da jornalista, que mergulha na história e nas visões do artista através de fotografias, depoimentos, testemunhos, registros de sua obra. Entre os nomes que testemunham sobre o artista no longa estão o governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner; a primeira dama do Estado, Fátima Mendonça; os artistas Emanoel Araujo, Chistiane Torloni, Victor Fasano, Justino Marinho, Anna Letycia, Carlos e Vergara entre outros.
“O Grito Krajcberg é também o meu grito, um grito de independência, de liberdade. É o meu grito mais alto”, diz Renata Rocha ao referir à ‘ousadia’ de estrear oficialmente no cinema baiano com uma produção independente. “Fazer uma produção independente não é fácil, principalmente quando existe um mercado que oferece poucas oportunidades para quem está iniciando a carreira de documentarista. Muitos talentos estão surgindo, mas, infelizmente, poucos conseguem despontar no cenário da sétima arte”, completa a diretora.
Para a realização desta primeira etapa de produção, o documentário contou com o patrocínio do estaleiro Mac Laren Oil, além do apoio da Biscoito Fino, Governo do Estado da Bahia, IRDEB, Suzano Papel e Celulose, Prefeitura Municipal de Nova Viçosa, dentre outros.
Um diferencial de “O Grito Krajcberg” é a trilha sonora, assinada por Camilo Fróes e Jarbas Bittencourt, e criada a partir dos elementos captados durantes as gravações. No longa, é possível conferir barulhos do barco navegando, o canto dos pássaros, as ondas do mar, além de outras sonoridades que contribuíram para deixar a trilha bem original.
“Krajcberg não surgiu em minha vida por acaso, eu nasci outra vez”, explica a documentarista, que também atuou no filme ao lado de outros profissionais reconhecidos do mercado baiano; entre eles, o cineasta José Francisco Serafim, que é seu coautor no roteiro e na montagem; a editora Gilvânia Araújo; o diretor de arte Gerson Lemos; os diretores de fotografia, Kleyton Cintra e João Jasmim, dentre outros.
A pré-estreia vai acontecer em função da programação especial das festividades dos 90 anos do artista e será realizada para homenagear Krajcberg. A princípio a exibição será só para convidados, mas a jornalista já se organiza para realizar um segundo lançamento para um público maior. Krajcberg estará em Salvador especialmente para a ocasião.
Frans Krajcberg – Frans Krajcberg é artista plástico naturalizado brasileiro e reconhecido mundialmente pela força de sua obra; acumula vários títulos, honrarias e prêmios por sua postura ética e humanística diante dos problemas socioambientais. Kracjberg correu o mundo debatendo os sérios problemas que ameaçam a saúde do planeta, além de realizar centenas de exposições. A sua trajetória mostra a riqueza de um ativista que construiu uma história de vida única. Desde as suas experiências ao servir ao exército soviético durante a Segunda Guerra Mundial, época em que perdeu toda a família nos campos de concentração nazista, até chegar ao Brasil, em 1948, onde chegou a passar fome e dormir nas praças públicas do Rio de Janeiro.
Renata Rocha - Renata Rocha é produtora, pesquisadora, escritora e jornalista. É autora da biografia intitulada “A Pluralidade de Sérgio Mattos”, uma obra mais direcionada para a academia que aborda a importância de se resgatar a memória da comunicação brasileira destacando o perfil profissional do jornalista e também escritor Sérgio Mattos. Além da produção e direção do documentário intitulado “O Grito Krajcberg”, a escritora organiza o livro do filme, uma versão impressa com depoimentos de Walter Salles, Maria Bethânia, Caetano Veloso e outros.
Engajada com a problemática ambiental, Renata Rocha elaborou todo planejamento de comunicação do Grito: Seminário Brasil Salva a Amazônia, um projeto idealizado por Frans Krajcberg em Nova Viçosa no extremo sul da Bahia. Atualmente está dirigindo o longa-metragem “Emanoel Sem Fronteiras” uma biografia do artista plástico baiano Emanoel Araujo. Este novo projeto também vai gerar um livro com a crítica genética do processo criativo do artista. Outra inserção no meio cinematográfico.
Pré-estreia de “O Grito Krajcberg”
Data: 8 de abril
Horário: 18h30
Local: Espaço Unibanco de Cinema Glauber (Praça Castro Alves)
Cannal Assessoria em Comunicação (71)3272-5024 / 9988-5313
Assinar:
Postagens (Atom)