Origem do Natal e o significado da comemoração
A história conta que Natal simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Muitos dizem que na antiguidade o Natal tinha várias datas comemorativas, naquela época os antigos não tinham total certeza com relação a data do nascimento de Jesus. Existem muitas informações, na Roma Antiga por exemplo, o dia 25 de dezembro significava o início do inverno.
Antigamente os festejos do nascimento de Jesus chegava a durar 12 dias. Nessa época, os três reis magos (Melquior, Baltazar e Gaspar), foram para Belém visitar o menino Jesus e entregaram os presentes (mirra, ouro e incenso). Os magos são personagens bíblicos com poder e dons divinos, os presentes tinham valor simbólico, a mirra simbolizava a pureza, o ouro a realeza e o incenso simbolizavam a fé.
A representação simbólica
O presépio chega a ser uma das mais antigas formas de caracterização do mês de dezembro. Presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”. A montagem do presépio representa o lugar e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão, também é a representação do nascimento do menino Jesus.
Hoje em dia, as tradições natalinas antigas como a ceia de natal, a árvore de natal, o Papai Noel, o presépio e as músicas de natal contribuem para o brilhantismo e à celebração do Natal no mundo.
Rê
ResponderExcluirQue seu coração seja a Manjedoura que possa abrigar o meninos Jesus e a LUZ que vem dele.
Feliz Natal
Beijos
Patta