Translate

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O Natal....


Origem do Natal e o significado da comemoração

A história conta que Natal simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Muitos dizem que na antiguidade o Natal tinha várias datas comemorativas, naquela época os antigos não tinham total certeza com relação a data do nascimento de Jesus. Existem muitas informações, na Roma Antiga por exemplo, o dia 25 de dezembro significava o início do inverno.

Antigamente os festejos do nascimento de Jesus chegava a durar 12 dias. Nessa época, os três reis magos (Melquior, Baltazar e Gaspar), foram para Belém visitar o menino Jesus e entregaram os presentes (mirra, ouro e incenso). Os magos são personagens bíblicos com poder e dons divinos, os presentes tinham valor simbólico, a mirra simbolizava a pureza, o ouro a realeza e o incenso simbolizavam a fé.

A representação simbólica


O presépio chega a ser uma das mais antigas formas de caracterização do mês de dezembro. Presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”. A montagem do presépio representa o lugar e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão, também é a representação do nascimento do menino Jesus.
Hoje em dia, as tradições natalinas antigas como a ceia de natal, a árvore de natal, o Papai Noel, o presépio e as músicas de natal contribuem para o brilhantismo e à celebração do Natal no mundo.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Talento de gente grande!

Crystal do espírito Santo é o nome da pianista que ganhou um piano de Zezé Di Camargo e Luciano. Depois da reportagem veiculada no Fantástico, o Brasil teve a oportunidade de ver um dos maiores acontecimento do país em 2009. De acordo com informações publicadas no site do Globo.com, depois de se apresentar para uma plateia de 4 mil pessoas, ela ganhou dos cantores o piano que tanto queria para poder estudar em casa. A criança mora na periferia de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife. A história dela foi mostrada na semana passada pelo Fantástico.

Vejam a reportagem completa!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Joana D'Arc: uma voz nos convida...

Foto: reprodução

Hoje ouvi um chamado, um convite para mergulhar no século xv e conhecer as facetas da atriz, escritora e jornalista Jussilene Santana, que atualmente ganha destaque em cartaz na Sala do Coro do TCA vivendo na pele de Joana D’Arc, a famosa donzela de Orléans.

Inebriada é a palavra que define meu estado de espírito quando o espetáculo Joana D’Arc chegou ao fim, ou melhor, a cena final, as chamas da fogueira sobre as quais a virgem de Orleans dançou direcionando seu olhar para o reino dos céus... Era século XV, momento em que a jovem camponesa Joana D’Arc aos 19 anos de idade ouviu vozes que guiavam seus passos até que tornou-se guerreira para defender o reino da França do ataque inglês. Ela queria libertar a França e defender os direitos daquela gente que sofria com o domínio dos ingleses que defendiam seus interesses.

“Joana não pode ser vista como uma fanática religiosa, como uma líder política, como uma louca. Tem uma relação, sim, com a transcendência. É uma mulher que, entre outras possibilidades, vai à luta por um objetivo. Que vê a necessidade de mudanças” Explicou a Jussilene em seu blog.

Para conferir de perto é só aproveitar a curta temporada que promete se alongar por conta de sua montagem. Um espetáculo que envolve profissionalismo, talento e muita originalidade, do texto ao cenário. Essa é a minha dica para aquecer o final de semana!

Da obra de Cleise Furtado Mendes, JOANA d'ARC.

Com Jussilene Santana, Antonio Fábio, Caio Rodrigo, Carlos Betão, Jefferson Oliveira, Hamilton Lima e Widoto Áquila - Direção Elisa Mendes.

SALA DO CORO do TCA de sexta a dom. 20h.
Com exceção de amanhã 04/12 – às 18h30min
1h30 de duração. Ingressos R$ 20 (inteira)
Apenas 08 apresentações !!!!! Salvador - Bahia