Translate

domingo, 25 de outubro de 2009

Rodin na Bahia!

O palacete da Artes Rodin abre as portas para a mostra inédita “Auguste Rodin, homem e gênio” , uma das iniciativas mais esperadas dentro da programação do Ano da França no Brasil. A exposição reune 62 esculturas originais do artista nesta segunda feira (26), as 19h na Graça em Salvador. Às 14h o museu recebe a imprensa para uma visita guiada, seguida de uma coletiva. O Projeto Rodin Bahia faz parte do programa educativo que vai fomentar o exercício das artes no Estado.

“Todo o empenho do Governo da Bahia vale pelo convívio do nosso estado com este grande nome da arte mundial. Rodin é inspirador de todas as outras linguagens. Ter estas obras aqui é uma abertura para nossos artistas dialogarem com o mundo”, explica o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles.

Rodin permanecerá na capital baiana por três anos. As obras avaliadas em R$ 26 milhões de reais poderão ser apreciadas por gente do mundo inteiro no Palacete das Artes.
Pela primeira vez o Museu Rodin Paris concordou em ceder as obras para uma exposição por tanto tempo. Essa foi uma das melhores iniciativas culturais realizada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura.

“Essas obras em gesso têm as mãos, as marcas dos dedos de Rodin fazendo seu trabalho, imprimindo suas idéias e percepções. São, por isso, únicas e raras. Através delas é possível compreender o processo de criação do artista, que não hesitava em fazer diferentes composições a partir de figuras idênticas ou em mostrar um mesmo grupo em várias posições, até mesmo de cabeça para baixo. Ele gostava desse tipo de arranjo para poder melhor estudar a expressão, a gestualidade, a percepção do sentimento que pretendia ressaltar”, explica a museóloga Heloisa Helena.
Vale à pena conferir!

O Beijo, Paris

O Pensador, Paris


Torso, Paris

Um comentário:


  1. Eu vi uma exposição de Rodin em Nova York,qndo morei la... (Desculpa que sou chic! hahaha)...
    e Tirei fotos da escultura O BEIJO... é linda demais.
    Bjks

    ResponderExcluir