Translate

domingo, 4 de outubro de 2009

O puxa-saco!



O puxa-saco na radiografia do chefe

Tem uma frase que escutei no primeiro semestre do curso que não quer calar. “Meninos, puxa -saco só serve para ser capacho e subserviente”. Disse a jornalista e professora Helô Sampaio na sala de aula do curso de jornalismo em 2004. Sempre detestei os puxa-sacos, mas naquele dia compreendi melhor a definição que Helô encontrou.
Mas o que é puxar o saco?

Segundo Eliene Percília da equipe Brasil Escola, é o ato de bajular, palavra que vem do latin bajulare, que significa adular servilmente. Não é difícil encontrar quem é, foi ou conhece alguém que pratica a bajulação, essas pessoas são denominadas de puxa-sacos. O melhor exemplo de bajulador é o funcionário de alguma empresa que, na tentativa de ganhar a confiança, crescer na empresa e/ou obter um aumento no salário, concorda com tudo que o chefe diz e é o primeiro a rir da piada contata pelo chefe.

É insurtpotável engolir isso, mas os puxa-sacos nunca vão deixar de existir. Afinal de contas eles só existem porque existe a figura do chefe, pois um dos maiores motivos que contribui para essa figura servil do famoso puxador de saco é o fato da maioria dos chefes gostarem de ser bajulados. O mais ridículo é quando o puxador tenta criar uma relação de intimidade com o chefe, ou melhor, quando ele tentar demonstrar uma proximidade que não existe. Que coisa feia!

Eliene Percília ainda diz o seguinte: “Praticamente 6 entre 10 empresas contam com o famoso puxa-saco, há quem diga que os chefes gostam deles, caso contrário não haveria bajuladores. Para uns o ato de bajular é uma arte, algo que requer bastante empenho para ser realizado com sucesso”. A arte está muito atrelada a beleza. Portanto, não vejo razão para ser boazinha com esse tipo de comportamento lastimável. Você é um clássico puxa-saco? Caso seja - piada!
O puxa-saco chega pro chefe e diz:
- Chefe, o senhor sabe quais são as duas pessoas que eu gosto mais nessa vida?
O chefe responde:
- Bom, deve ser a sua mãe e o seu pai!
- Errou, chefe! A primeira é o senhor, chefe!
E o chefe indaga:
- E a segunda, quem é?
- A segunda o senhor indica, chefe!
Por incrível que pareça existe até data comemorativa para eles. 13 de setembro é a data em que se comemora o dia do bajulador. Não vejo motivo para comemorar – cada um conta com o que tem.

Os 10 mandamentos do puxa-saco. Vejam o exemplo de Eliene Percília :
1. Quando o chefe chegar seja o primeiro a dar bom-dia, com um grande sorriso nos lábios.
2. Toda vez que seu chefe espirrar diga “saúde”, não importa a quantidade de espirro.
3. Morra de rir das piadas que seu chefe conta, mesmo que seja a mais sem graça do mundo. 4. Cole um adesivo no carro com a seguinte frase: “Eu Amo Meu Chefe”.
5. Tente se parecer ao máximo com seu chefe.
6. Nunca saia do escritório antes dele.
7. Demonstre sempre muita eficiência.
8. Quando te passar uma tarefa, faça-a o mais rápido possível.
9. Se o chefe por acaso soltar um pum finja que não ouviu e nem sentiu nada.
10. Seja sempre muito atencioso com seu chefe, demonstrando sempre muito carinho por sua pessoa.


Vejam esse aula e aprenda a identificar um colega puxa-saco?
Depois me respondam se já sabem qual é puxador do seu trabalho. Chega a ser engraçado!

Um comentário:

  1. Renatinha
    O unico objetivo do puxa saco na minha opinião tem q ser trabalhar pra uma pessoa ou burra. Pq todas as outras logo descobrirão a farsa e a "fábula" acaba.
    E pensando aqui: esse povo não lê estorinhas não ?? Não sabe o o bem sempre vence o mal ?? q a princesa sempre acaba com o principe e a bruxa ou morta ou vira sapa ?? hahaha
    Eu me divirto com esse tipo de ignorância.

    Força na peruca, Rê.
    Bjão

    ResponderExcluir