Translate

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Encontro marcado!


Meu final de semana começou muito bem. O meus amigos Frans Krajcbeg, artista/ativista e Lú Araújo vieram para capital baiana para falar sobre a construção do Museu Ecológico em Nova Viçosa no extremo sul da Bahia. Antenada com a agenda de compromissos do artista, Lú me ligou e marcou uma encontro para matar a saudade e contar as novidades. Pois na última sexta-feira (16), antes de nos encontrar o escultor teve encontro marcado no Palácio de Ondina, na casa da primeira dama do estado, Fátima Mendonça. Carismática como sempre, Fátima preparou um jantar pra lá de especial para Frans e convidou alguns intelectuais. Entre eles, o artista plástico Bel Borba, o Maestro da Orquestra sinfônica de Salvador, Ricardo Castro, a empresária, Lucenilde Araújo e o Arquiteto Jaime Cupertino, o qual será responsável pelo projeto do museu. O Governador Jaques Wagner estava com a agenda comprometida em Paris e por essa razão não esteve presente. Mas a primeira dama disse que fez questão de ficar em Salvador para recepcionar o escultor, o qual me relatou o encontro com tamanha satisfação. “Eu comentei bastante sobre a grande festa que realizamos em Nova Viçosa”. Me disse o artista se referindo ao Grito: Seminário Brasil Salva a Amazônia, nosso primeiro manifesto cultural em prol da Amazônia.

Para quem não sabe, a cidade de Nova Viçosa tinha um projeto para criar a cidade dos intelectuais. Os primeiros a abraçarem a idéia foram, o arquiteto Zanine Caldas que projetou a casa de Frans na árvore, o engenheiro Oscar Niemeyer, o cantor e compositor Chico Buarque dentre outros. O projeto não foi adiante, o único que continuou lá foi Krajcberg, os outros venderam os terrenos. O Grito foi nosso primeiro passo para resgatar esse sonho do artista que escolheu a cidade de Nova Viçosa para viver. No dia seguinte, no sábado (17), o escultor embarcou no avião do governador para cidade de origem ao lado da amiga e companheira de todas as hora, Lú Araújo.

Prometo manter todos antenados!

A primeira dama, Fátima Mendonça e Krajcberg


Jaime Cupertino e Krajcberg




Lú Araújo e Fátima Mendonça

Bel Borba, Meire Monteiro, Krajcberg e a primeira dama







3 comentários:

  1. Renatinha,
    Eu desejo todo sucesso do mundo nesta sua nova caminhada, que esse GRITO ecoe sobre o mundo e todos possam sentir a força e aprender com esta lição que você está trazendo para a humanidade, pois o mundo precisa entender o verdadeiro ato de amor consigo e com o próximo, se não cuidarmos do meio ambiente não será apenas nós que sofreremos as consequencias, nossos filhos, netos e assim por diante também saberão o que é esta triste realidade.
    Você é muito especial, não deixe que seu brilho apague por causa de pessoas que não sabem viver. Eu tenho certeza que todos os seus sonhos e metas se cumprirão, então muita força, pois o caminho está logo ali, porém o seu suor é o que fará este caminho se abrir e eu espero estar do seu lado, vendo o seu crescimento.
    Um Beijo enorme.

    ResponderExcluir
  2. Rê,
    Vc é um luxo de menina.
    Um bjo grande.
    Pat

    ResponderExcluir