Translate

terça-feira, 11 de junho de 2013

Paisagem Fragmentada; Série Camelódromo”- Silvério Guedes



Exposição de Fotografias – “Paisagem Fragmentada; Série Camelódromo”- Silvério Guedes



A Galeria Nelson Daiha do SENAC Pelourinho promoverá a abertura da exposição individual Paisagem Fragmentada: Série Camelódromo do fotógrafo Silvério Guedes, no próximo dia 15, sábado, no período das 16 as 19h. A mostra ficará em cartaz até o dia 13 de junho.

 Para está exposição o artista selecionou 15 fotos, sob a curadoria de Justino Marinho e Ligia Agiar, entre as centenas de imagens que produziu, registrando Camelódromos em cidades baianas e mineiras. “Denomina-se Camelódromo o local, geralmente escolhido por autoridade municipal, em que camelôs têm licença para exercer suas atividades”.


Silvério Guedes é mineiro de Barbacena, mas reside na Bahia desde 1984. Seus primeiros contatos com as artes visuais aconteceram através da pintura quando ainda residia em sua cidade natal. Na Bahia, utilizando a pintura, sua primeira participação em uma mostra coletiva aconteceu em 1990, na Galeria O Cavalete. Outras participações em mostras coletivas de pinturas aconteceram posteriormente em galerias e museus baianos, inclusive em salões oficiais.


A fotografia passou a fazer parte, de forma profissional, da vida do artista em 2007 e sua primeira exposição individual, reunindo fotografias autorais, foi realizada em setembro de 2009, no Centro de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana. Anteriormente, participou de mostras coletivas e da IX Bienal do Recôncavo (2009) e posteriormente, realizou exposição individual na Galeria da Associação Cultural Brasil Estados Unidos (2010). Recebeu Prêmio de Aquisição no Salão de Artes Visuais de Vinhedo, São Paulo (Setembro de 2011). Atualmente possui obras em acervos de galerias importantes de Salvador e em acervos de instituições publicas relevantes. Este ano, no período de 09 a 25 de maio, realizou exposição individual na Galeria de Arte da Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Para fotografar os Camelódromos, Silvério não se deteve no registro da amplitude da paisagem de forma convencional, buscou ângulos e detalhes que passam a ideia de abstrações ou imagens construtivas. Seu interesse maior, é passar ao espectador uma nova forma de imaginar a paisagem.


Graduado em geografia, o fotógrafo conhece os ensinamentos sobre as teorias do que é a paisagem, daí sua sabedoria no momento de escolher os ângulos ou sobre a forma de interpretá-las. As fotos foram feitas em horas variadas durante o dia, aproveitando sempre os melhores momentos de incidência de luz.


É óbvio que quem observa as fotos expostas não faz ideia do que seja realmente um camelódromo. Nos registros expostos, o lirismo e as sutilezas olhar artístico contrastam com a realidade. O título Paisagem Fragmentada: Série Camelódromo pretende exatamente mostrar o ponto de partida das imagens e o contraste entre o sonho e a realidade. O que poderiam ser imagens banais extraídas do cotidiano se transformam em visões originais e surpreendentes.


A fotografia contemporânea dá ao artista a liberdade de criação para invadir o mundo dos sonhos e criar imagens interiores a partir de paisagens e objetos concretos.
Fotos: Silvério Guedes 














Serviço:
Exposição de Fotografia
Título: Imagem Fragmentada/Série Camelódromo

Curadoria: Justino Marinho e Ligia Aguiar
Fotografo:  Silvério Guedes
Local: Galeria de Arte Nelson Daiha
Endereço: SENAC Pelourinho – Largo do Pelourinho.13/19, Centro Histórico, salvador – Bahia
Abertura: 15 de junho, sábado, das 16 às 19 h.
Visitação: 15/06 a 13/07 de segunda a sábado das 09 às 17 horas.

Entrada Franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário