Translate

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ziraldo será homenageado no Salão Internacional de Humor em Minas Gerais

Caratinga sediará pela décima segunda vez o Salão Internacional de Humor.





Imagens - reprodução

Cartunistas do Brasil e do exterior participam do evento que acontecerá este ano no período de 27 de outubro até 30 de novembro de 2012, na Casa Ziraldo de Cultura.

Em edição especial à comemoração dos 80 anos do cartunista e escritor caratinguense Ziraldo Alves Pinto ( * 24/10/1932), o Salão de Humor deste ano terá como tema “Ziraldo - Ao Mestre Com Carinho".

O Salão de Humor de Caratinga é o principal e com maior longevidade do estado de Minas Gerais se posicionando entre os melhores e mais conceituados do país.

Uma das mais importantes manifestações culturais da região do leste mineiro, com entrada franca e que atraí público de toda faixa etária e níveis sociais.

Nosso homenageado - Ziraldo é o nosso humorista, cartunista e personalidade maior. Fez parte do Pasquim que é o marco do humor brasileiro. Criou personagens como o Mineirinho Comiquieto, Jeremias, The Supermãe, Turma do Pererê e Menino Maluquinho que mostraram o valor do humor e dos quadrinhos em nossa cultura.

Vamos caprichar e fazer dessa a melhor homenagem ao também escritor, ícone da nossa literatura, o mineiro Ziraldo Alves Pinto. O evento vai reunir caricaturas, charges e cartuns de consagrados artistas mesclando talentos de várias gerações, para esta justa homenagem que terá formato itinerante se apresentando em diversas cidades e estados brasileiros, a partir de Caratinga/MG, sua terra natal, que está preparando uma grande festa para o filho ilustre.

Na abertura, do dia 27 de outubro, confirmada a presença de Ziraldo, seu irmão Zélio e demais familiares, a Turma do Pererê, Agnaldo Timóteo entre outros amigos famosos, e os lançamentos de cinco livros:

- Ziraldo – Maluquices do Maluquinho / Marilene Godinho

- Não só na lembrança / Maria do Carmo Arreguy Corrêa

- Em família e outras histórias / Cátia Pereira Simões Sena

- O rio da flor da mata / Antônio Soares Castor

- Pode ser a gota d’água / cartunista Edra

- Exibição e lançamento do DVD: "Ziraldo, profissão cartunista" de Marisa Furtado de Oliveira
- Na programação ainda consta a exposição paralela no Casarão das Artes: Edra, 10 anos de charges para o Diário de Caratinga.

Logo depois da abertura do salão, haverá um baile e ainda acontecerá também na cidade, no dia 28, um desfile cívico com apresentação de várias escolas da rede municipal, estadual e particular representando a vida e obra de Ziraldo, além de bandas de música, Tiro de Guerra, Grupos de danças, Motociclistas, fogos pirotécnicos, seguido depois de um encontro musical, com barracas de bebidas e salgados.

Fonte: Salão Internacional de Humor

Nenhum comentário:

Postar um comentário