ALDINHO MENDONÇA INAUGURA DIA 20 EXPOSIÇÃO INÉDITA NO PALACETE DAS ARTES RODIN BAHIA
Permanência: De 20 de setembro a 23 de outubro.
Local: Sala de Arte Contemporânea do Museu Rodin Bahia
Imagem: reprodução
A Sala de Arte Contemporânea do Palacete das Artes Rodin Bahia vai abrigar, entre os dias 20 de setembro e 23 de outubro, a exposição “Aldinho Mendonça”, uma mostra de 48 óleos sobre tela do artista apresentando temas diversos, fruto de fases variadas do artista, entre elas as séries“ Anjos Barrocos”, “Torres de Igrejas de Salvador” e “Homenagem aos artistas pintores baianos”, com destaque para os painéis pintados por grandes nomes das artes na Bahia, em logradouros de Salvador, entre eles, Genaro Carvalho, Carlos Bastos, Carybé, Calasans Neto, Urban, Tati Moreno, Juarez Paraíso e Luiz Jasmin.
Nessa exposição – diz o diretor do Palacete das Artes, Murilo Ribeiro – “o artista direciona o seu interesse para aqueles que são verdadeiros símbolos coletivos inseridos nos espaços urbanos, públicos ou privados… revisita e reconfigura alguns desses tantos painéis oferecendo à cidade uma documentação oficiosa dessa forma de expressão artística que teve o seu apogeu na nossa cidade, entre as décadas de 40 e 60”.
Baiano de Salvador, o artista dividiu seu amor pela arte com a moda. Pintou seu primeiro painel aos 13 anos, na residência de Dr. Osvaldo Leal, seu vizinho em Itapagipe. Talhou no muro de argila o Elevador Lacerda, a Igreja do Bonfim, saveiro e jangada. Em outra fase, nos anos 70 fez a série “Mulheres Bonitas”, onde retratou as socialites Goya Nascimento, Iara Cambesis, Rosa Maria Pinto e, mais tarde, a atriz Lília Cabral.
Nas telas expostas, que ele classifica de impressionismo moderno, Aldinho reverencia a Bahia, a beleza desta terra, dos casarões , dos portais e vitrais de construções antigas, que ele reproduz com paixão. No seu livro-catálogo dessa exposição do Palacete das Artes, seu contemporâneo, o artista plástico Luiz Jasmin diz que “ queiram ou não aceitar, a Arte conta sua história através da vida, dos costumes e modismos de uma época. “
Para Nair de Carvalho, viúva do artista baiano Genaro de Carvalho, “qualquer trabalho que contribua para o enriquecimento de nossa memória é sempre bem vindo. E o trabalho de Aldinho Mendonça se dispõe a isso.
A exposição fica aberta ao público até o dia 23 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 18h.
SERVIÇO
O QUE: Exposição de Aldinho Mendonça
ONDE: Palacete das Artes Rodin Bahia, Rua da Graça 284
QUANDO: de 20 de setembro a 23 de outubro
REALIZAÇÃO: Palacete das Artes Rodin Bahia / DIMUS – IPAC / SECULT/BA
Ascom / Palacete das Artes
Susana Serravalle
Nenhum comentário:
Postar um comentário