Translate

sábado, 30 de janeiro de 2010

Sebastião Salgado

Dono de um estilo único na arte de fotografar




Desde a antiguidade a fotografia já era conhecida como fenômeno devido o processo de surgimento das imagens pela passagem da luz por um pequeno orifício. Falar sobre fotografia é falar da arte completa, aquela que retrata o que está acontecendo. A palavra fotografia tem origem grega e significa desenhar a luz, para tanto, podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que ela nos dá a luz de novos olhares e novos saberes, ela nos revela verdades e inverdades. Então, perpassando um pouquinho pela história da fotografia, é possível identificar grandes nomes que contribuiram para sua difusão no mundo. Todavia, é inevitável falar de ícones da fotografia sem destacar o um fenômeno chamado Sebastião Salgado, um fotojornalista brasileiro reconhecido mundialmente e considerado um dos profissionais mais sensíveis e respeitados na atualidade.

"Acredito que uma pessoa comum pode ajudar muito, não apenas doando bens materiais, mas participando, sendo parte das trocas de ideias, estando realmente preocupada sobre o que está acontecendo no mundo". Diz o artista.

Graduado em economia pela Universidade de São Paulo, Salgado trabalhou na Organização Internacional do Café na década de 70. Seu casamento com a fotografa Lélia Wanick Salgado foi um dos motivos que o fez trocar a economia pela fotografia. Na verdade Lélia emprestou a câmera fotográfica ao marido para ele levar para uma viagem a África, alí ele descobriu um novo olhar e nunca mais abandonou a lentes.

"Espero que as pessoas que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair" diz Sebastião Salgado.

Dono de estilo único de fotografar, Salgado vem sensibilizando e provocando inquietações com a luz das suas lentes. Confiram as fotos de Sebastião Salgado e façam uma reflexão...















Nenhum comentário:

Postar um comentário